LEI Nº 7.693, DE 19 DE AGOSTO DE 2021

 

Dispõe sobre a criação e denominação do Centro de Educação Infantil Municipal - CEIM Professor e Historiador Jurandyr Ferraz de Campos, e dá outras providências.

 

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE MOGI DAS CRUZES, faço saber que a Câmara Municipal decreta e eu sanciono a seguinte lei:

 

 

Art. 1º Fica criado e denominado Centro de Educação Infantil Municipal - CEIM Professor e Historiador Jurandyr Ferraz de Campos, cujos dados biográficos acompanham a presente lei, o estabelecimento de ensino a funcionar na Rua Dr. José Oswaldo Jardim de Azevedo (CADLOG nº 11.311-6), Vila São Sebastião, neste Município.

 

Parágrafo único. A placa denominativa que será afixada na entrada do local conterá os seguintes dizeres:

 

“CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL MUNICIPAL – CEIM - PROFESSOR E HISTORIADOR JURANDYR FERRAZ DE CAMPOS”

 

Art. 2º O Poder Executivo, por intermédio da Secretaria de Educação, dotará a unidade escolar ora criada dos recursos materiais e humanos necessários ao seu funcionamento.

 

Art. 3º As despesas com a execução da presente lei correrão por conta das dotações próprias do orçamento.

 

Art. 4º Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação.

 

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE MOGI DAS CRUZES, 19 de agosto de 2021, 460º da Fundação da Cidade de Mogi das Cruzes.

 

 

CAIO CESAR MACHADO DA CUNHA

Prefeito de Mogi das Cruzes

 

 

LUCAS NÓBREGA PORTO

Secretário de Gabinete do Prefeito

 

 

FRANCISCO CARDOSO DE CAMARGO FILHO

Secretário de Governo

 

 

Registrada na Secretaria de Governo - Departamento de Administração e publicada no Quadro de Editais da Prefeitura Municipal em 19 de agosto de 2021. Acesso público pelo site www.mogidascruzes.sp.gov.br.

 

 

Este texto não substitui o publicado e arquivado pela Câmara Municipal.

 

 

ANEXO À LEI Nº 7.693/2021

 

BIOGRAFIA DO PROFESSOR E HISTORIADOR JURANDYR FERRAZ DE CAMPOS

 

HOMENAGEM PÓSTUMA

 

O Professor e Historiador Jurandyr Ferraz de Campos prestou relevantes serviços à comunidade mogiana, notadamente nas áreas de educação, pesquisa e preservação da história e dos costumes do povo mogiano ao longo dos últimos séculos.

 

O homenageado, filho de José Pereira Campos e de Geralda Ferraz de Campos, natural da cidade paulista de Caçapava, nasceu no dia 07 de setembro de 1936. Do casamento com a senhora Marlene Pinto de Campos, nasceram os filhos: Áurea Cristina, Marcos Eduardo e Marcela.

 

Personalidade conhecidíssima nos meios acadêmicos mogianos devido as suas pesquisas históricas, o Professor Jurandyr Ferraz de Campos foi também um grande divulgador das tradições religiosas e folclóricas da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes, da qual foi festeiro em 1989.

 

Formou-se Bacharel em História pela Universidade de São Paulo - USP, onde graduou-se e fez mestrado em História. Licenciou-se em História pela Pontifícia Universidade Católica - PUC.

 

Aprovado em concurso público para o Banco do Brasil S.A, exerceu suas funções laborativas de 1959 até 1989, quando merecidamente aposentou-se das atividades junto a esta prestigiosa instituição financeira.

 

Ingressou, após concurso, no Magistério Médio Oficial do Estado de São Paulo, em 1971.

 

Paralelamente às atividades profissionais junto a agência bancária local, atuou como Professor da Universidade de Mogi das Cruzes, nas disciplinas: História Econômica e História do Pensamento Econômico, de 1969 a 1986; Paleografia, de 1992 a 1997; História Econômica, em 1994; e Antropologia Cultural, de 1996 a 1998.

 

Ministrou cursos, organizados pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Mogi das Cruzes, sobre Paleografia Colonial Brasileira, nos anos de: 1987, 1988, 1993 e 2002.

 

Foi Diretor do Museu de Arte Sacra de Mogi das Cruzes, conforme convênio da Prefeitura de Mogi das Cruzes, Mitra Diocesana. Província Carmelitana de Santo Elias, Ordem Terceira do Carmo e SPHAN, de 1986 a 1988.

 

Participou do Projeto de Arqueologia da Região da Serra do Itapeti, como responsável pela Coordenadoria dos Levantamentos Históricos, no período de 1989 a 1996.

 

Foi fundador, coordenador e membro do Conselho Editorial de BOIGY, responsável pela publicação dos Cadernos da Divisão do Arquivo Histórico e Pedagógico Municipal, Mogi das Cruzes, Ano I, nos 1 e 2, 1988.

 

Fundador, coordenador e membro do Conselho Editorial de Documenta Cadernos do Arquivo Histórico Waldomiro Benedito de Abreu, da Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba. Ano I, nos 1 e 2, 2009.

 

Foi sócio fundador da Associação Mogiana de Paleografia - AMP, de 1998.

 

Criador, com Ralf Campos, do Projeto Vídeo Memória, Mogi das Cruzes, 1995/96, destinado a registrar em vídeo aspectos culturais, sociais e folclóricos de Mogi das Cruzes e região.

 

Foi sócio fundador da "Associação Pró Festa do Divino".

 

Atuou como Secretário Municipal de Cultura e Meio Ambiente de Mogi das Cruzes, de 2000 a 2004.

 

Organizou e coordenou o Arquivo Histórico Dr. Waldomiro Benedito de Abreu, anexo ao Museu Imperial D. Pedro I e Dona Leopoldina, junto a Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba, período de 2005 a 2010.

 

Membro da Academia Caçapavense de Letras e da Academia Mogicruzense de História, Artes e Letras.

 

Dentre os seus trabalhos e publicações, podemos destacar:

 

- Santa Ana das Cruzes de Mogy - Huma Villa de Serra aSima, São Paulo, Global Editora/Universidade de Mogi das Cruzes, 1978;

 

- Apostila de Paleografia Colonial Brasileira, Mogi das Cruzes. Secretaria Municipal de Educação e Cultura, 1987, 1988 e 1993 a 1997;

 

- As Bandas destas Bandas, Mogi das Cruzes, Projeto Vídeo Memória, história da Banda Santa Cecília, que foi encarte do vídeo "E A Banda Passa", 1995;

 

- Suma Histórica da Venerável Ordem Terceira do Carmo de Mogi, Mogi das Cruzes, 2004, edição do autor;

 

- Santo Antônio de Caraguatatuba Memória e Tradições de um povo (Organização e Direção), Caraguatatuba: FUNDACC, 2000. O Divino em Mogi das Cruzes: Quatrocentos Anos de Devoção Aspectos Históricos e Iconográficos (Organização e Direção), Mogi das Cruzes: Associação Pró-Festa do Divino Espírito Santo Pró-Divino, 2013; e

 

- Era responsável por uma crônica semanal no jornal "O Diário de Mogi", no período de março a julho de 1996 e junho de 1999 a agosto de 2003.

 

O Professor e Historiador Jurandyr Ferraz de Campos faleceu no dia 17 de outubro de 2019.

 

 

Este texto não substitui o publicado e arquivado pela Câmara Municipal.

 

Powered by Froala Editor