LEI Nº 7.729, DE 16 DE NOVEMBRO DE 2021

 

Dispõe sobre a criação e denominação do Centro de Educação Infantil Municipal - CEIM Alcides Pais de Moraes, e dá outras providências.

 

A VICE-PREFEITA, no exercício do cargo de Prefeita do Município de Mogi das Cruzes, faço saber que a Câmara Municipal decreta e eu sanciono a seguinte lei:

 

 

Art. 1º Fica criado e denominado Centro de Educação Infantil Municipal - CEIM Alcides Pais de Moraes, cujos dados biográficos acompanham a presente lei, o estabelecimento de ensino a funcionar na Avenida Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira (CADLOG nº 21.669-1), Vila Moraes, neste Município.

 

Parágrafo único. A placa denominativa que será afixada na entrada do local conterá os seguintes dizeres:

 

“CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL MUNICIPAL - CEIM ALCIDES PAIS DE MORAES”

 

Art. 2º O Poder Executivo, por intermédio da Secretaria de Educação, dotará a unidade escolar ora criada dos recursos materiais e humanos necessários ao seu funcionamento.

 

Art. 3º As despesas com a execução da presente lei correrão por conta das dotações próprias do orçamento.

 

Art. 4º Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação.

 

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE MOGI DAS CRUZES, 16 de novembro de 2021, 461º da Fundação da Cidade de Mogi das Cruzes.

 

 

PRISCILA YAMAGAMI KÄHLER

Prefeita Municipal em Exercício

 

 

FRANCISCO CARDOSO DE CAMARGO FILHO

Secretário de Governo

 

 

Registrada na Secretaria de Governo - Departamento de Administração e publicada no Quadro de Editais da Prefeitura Municipal em 16 de novembro de 2021. Acesso público pelo site www.mogidascruzes.sp.gov.br.

 

 

Este texto não substitui o publicado e arquivado pela Câmara Municipal.

 

 

ANEXO À LEI Nº 7729/2021

 

BIOGRAFIA DO SR. ALCIDES PAIS DE MORAES

 

HOMENAGEM PÓSTUMA

 

Alcides Pais de Moraes, natural de Mogi das Cruzes, nasceu no dia 9 de outubro de 1947, no Distrito de Taiaçupeba, filho do casal Maria Rosa da Conceição e Joaquim Pais de Moraes (in memorian).

 

Oriundo de uma família simples e numerosa, composta por seis filhos, três homens e três mulheres, sendo o homenageado o caçula dentre os filhos.

 

Moradores na área rural do Distrito de Taiaçupeba, desde jovem e enquanto solteiro, sempre ajudou seu pai na fábrica de tijolos, de onde provinha o sustento da família.

 

No ano de 1969, com então 21 anos de idade, casou-se com a jovem Terezinha Martins Barreto, no dia 31 de maio, quando passou a assinar Terezinha Barreto de Moraes.

 

Após o matrimônio, o jovem casal passou a morar no bairro próximo, de Vila Moraes, onde viveram grande parte de suas vidas, constituíram família e criaram seus quatro filhos: Clodoaldo Aparecido de Moraes, Fernando Barreto de Moraes, Lilian Cristina de Moraes Calcagno e Tatiana Barreto de Moraes.

 

Alcides Pais de Moraes trabalhou em diversas empresas locais, como a Curtidora Brasitânia Ltda, onde permaneceu por cinco anos, e na Vulcan Materiais Plásticos, que após mudanças acionárias passou a denominar-se Petron Petroquímica de Mogi das Cruzes, onde aposentou-se como químico, após duas décadas de brilhantes serviços prestados como colaborador.

 

Aposentado, mas não inativo, passou a empreender e, assim, abriu uma barbearia e também uma mercearia e bar.

 

Em 2005, ganhou ajuda de sua filha caçula, por dois anos, que passou a colaborar na administração da mercearia e bar, a quem deixou seu legado de experiência profissional e de vida. Posto que trabalhou até os últimos dias de sua existência.

 

Alcides Pais de Moraes era muito querido e admirado por todos no bairro de Vila Moraes, onde viveu boa parte de sua existência e onde fez inúmeras amizades, sendo que seus vizinhos e clientes o conheciam e o chamavam de "Bigode", por ser sua marca registrada e por que não dizer charme.

 

Entre os cinco netos e duas netas foi apelidado carinhosamente de "Vô Tide", aos quais sempre distribuía muito amor e carinho, participando de suas brincadeiras e motivando-os, proporcionando-lhes sadio entretenimento e porque não dizer transmitindo-lhes valores como respeito e amor ao próximo.

 

Teve sua jornada nesta vida interrompida abruptamente, numa noite de quinta-feira, no dia 5 de setembro de 2013, quando aos 65 anos de idade, enquanto trabalhava em seu bar, teve um ataque cardíaco que o levou imediatamente a óbito.

 

Alcides Pais de Moraes deixou saudades e boas recordações nas mentes e nos corações de seus familiares, amigos e clientes.

 

 

Este texto não substitui o publicado e arquivado pela Câmara Municipal.

 

Powered by Froala Editor