LEI Nº 7.618, DE 22 DE OUTUBRO DE 2020

 

Dispõe sobre denominação de via pública.

 

O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE MOGI DAS CRUZES, faço saber que a Câmara aprovou e eu, nos termos do parágrafo único do artigo 82, da Lei Orgânica do município, promulgo a seguinte lei:

 

 

Art. 1º Fica denominada Rua Dr. Francisco Miguel Cury, cujos dados biográficos acompanham a presente lei, a atual Rua Seis, no Loteamento Residencial Granja Anita, no bairro Granja Anita, que tem início na Rua Artur Amaro Gil e final na Rua Jacira dos Santos Gavazzi, código logradouro 022389-0.

 

Art. 2º Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

 

 

GABINETE DA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE MOGI DAS CRUZES, em 22 de outubro de 2020, 460º da Fundação da Cidade de Mogi das Cruzes.

 

 

RINALDO SADAO SAKAI

Presidente da Câmara

 

 

Secretaria Legislativa da Câmara Municipal de Mogi Das Cruzes, em 22 de outubro de 2020, 460º da Fundação da Cidade de Mogi das Cruzes.

 

 

PAULO SOARES

Secretário Geral Legislativo da Câmara

 

 

(AUTORIA DO PROJETO: VEREADOR JOSÉ ANTÔNIO CUCO PEREIRA)

 

 

Este texto não substitui o publicado e arquivado pela Câmara Municipal.

 

 

BIOGRAFIA DR. FRANCISCO MIGUEL CURY

 

Francisco Miguel Cury nasceu em 05 de junho de 1943, na cidade de São Paulo, sendo o primeiro filho do comerciante Salim Cid Cury e de Desmona Cury. Ele passou a infância brincando ao lado dos cinco irmãos. Fez o primário no Externato Rangel Pestana e o Ginásio e o Técnico no Colégio Oswaldo Cruz, orientado para as áreas de Engenharia, Direito e Medicina.

 

Aos 15 anos de idade começou a trabalhar e chegou ao posto de gerente. Atuou depois como técnico do Departamento de Microbiologia da Universidade de São Paulo (USP). O sonho dele sempre foi ser médico e comentava: "meu pai sempre me incentivava a ser útil a comunidade". Prestou vestibular na Faculdade de Medicina da USP e não passou, mas viu o anúncio do primeiro vestibular de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e passou. Matriculou-se na primeira turma e iniciou o curso, então, na Rua Senador Dantas, onde já funcionava a Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras. As aulas práticas ocorriam na Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes.

 

Mudou-se para Mogi das Cruzes vindo a morar na Rua Engenheiro Gualberto, na Vila Industrial, numa "república" com dois colegas de sala. Fez residência na Clínica Médica da Santa Casa de Mogi por dois anos e foi o primeiro professor Assistente de Patologia Clínica.

 

Recebeu o diploma de médico em 1973 especializando-se nas áreas de Clínica Geral, Dermatologia, Medicina do Trabalho, Patologia Clínica, Saúde Pública, além de Medicina de Tráfego Aéreo e Terrestre. Dedicou-se ainda ao tratamento de pacientes com lepra atendendo na área de Dermatologia e durante algum tempo atendeu no Hospital Psiquiátrico do Juqueri, de Franco da Rocha.

 

Dois dias depois de se formar começou a trabalhar no Laboratório da UMC e em seguida no Laboratório de Análises Clínicas Bonelli, onde ficou até 1974. Durante um período também foi professor do Colégio Policursos, no curso preparatório. Junto com o médico Glauco De Lorenzi montou uma clínica com outros colegas. Começou a atender também na área de Clínica Médica e fez especialização na área se transformando num profissional respeitado em todo o Alto Tietê.

 

Anos depois também foi professor da Faculdade de Medicina da UMC, onde se formou e atuou por 25 anos, coordenando as áreas de Saúde Pública e Clínica, além do estágio dos formandos na Santa Casa de Mogi, paralelamente ao trabalho no consultório.

 

Atendeu a população mogiana por mais de 45 anos nas clínicas da cidade e também da região, especialmente em Suzano, junto com o irmão e também médico Cid Cury. Atendeu na antiga Maternidade Mãe Pobre, na Santa Casa de Mogi e no Hospital Santana, onde tornou-se acionista.

 

Em 1969 conheceu a jovem Laudelina Rosa, que cursava ginasial na escola Coronel Almeida, namoraram e cinco anos depois casaram - se. Desta união nasceram os filhos Carlos Augusto e José Eduardo.

 

Logo o casal comprou uma casa na Avenida São Paulo, no bairro do Socorro. Depois, eles se mudaram para outra casa na Rua Laurinda Cardoso Mello Freire, na Vila Oliveira.

 

Após passar pelos principais hospitais do Alto Tietê, estudou Patologia Clínica no Rio de Janeiro e em parceria com os médicos Roberto Luiz dos Reis Zanetta, Carlos Eduardo Amaral Gennari, Nilton de Oliveira, Cláudio Guiliaumon e Pedro Ribeiro abriram a Clínica Santa Lúcia, em frente à Praça da Bandeira, no Centro de Mogi das Cruzes. A parceria durou dois anos.

 

Depois ele abriu o Laboratório Santa Lúcia no mesmo lugar e continuou no consultório atendendo as pessoas que iam à clínica, criando uma relação de confiança e carinho numa época em que a clínica contava até com ônibus e ambulância para transportar os pacientes até lá. Hoje a clínica funciona nas unidades da Avenida São Paulo, no Socorro; na Rua Tenente Manoel Alves dos Anjos, no Centro e em Suzano, na Rua Baruel sendo tocada pelos dois filhos dele médicos e a esposa Laudelina Rosa, que é biomédica.

 

Além de médico, Dr. Francisco Miguel Cury se formou em Jornalismo em 2015, pois uma de suas paixões era participar do programa "Instante da Saúde" numa rádio de Jacareí.

 

Depois ele teve o seu próprio programa "Dr. Miguel Cury - A Hora da Saúde", que ia ao ar todos os sábados na rádio Diário levando para a comunidade orientações de saúde em geral e Medicina Preventiva. Teve ainda um programa direcionado a população árabe no Alto Tietê e escreveu um trabalho científico para a primeira revista científica "Medicina Integrada" do Diretório Acadêmico da UMC. Também foi palestrante proferindo inúmeras palestras sobre saúde pública onde era sempre convidado.

 

Os momentos de lazer eram dedicados a frequentar restaurantes e viajar com a família ou os companheiros do Rotary Club Mogi-Oeste, em cujas fileiras lutava em benefício da comunidade.

 

Chegou a enveredar para o ramo de comércio e abriu o Restaurante Entourage, na Avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco, em parceria com o colunista social Willy Damasceno, Aécio Yamada e o ex-vereador Luiz Teixeira. Os frequentadores de lá tinham um cartão especial com identificação para uma clientela selecionada.

 

Francisco Miguel Cury foi presidente do Rotary Club Mogi das Cruzes Oeste em 1985-1986 e da Associação de Rotarianos de Mogi das Cruzes, onde realizou vários projetos e pronunciou numerosas palestras. Faleceu no dia 23 de outubro de 2019 aos 76 anos.

 

 

Este texto não substitui o publicado e arquivado pela Câmara Municipal.

 

Powered by Froala Editor