LEI Nº 8.013, DE 08 DE DEZEMBRO DE 2023

 

Dispõe sobre denominação de prédio público.

 

Faço saber que a Câmara aprovou e eu, nos termos do parágrafo único do artigo 82 da Lei Orgânica do Município, promulgo a seguinte lei:

 

 

Art. 1º Fica denominada “Professora NEURAIDE REZENDE DA SILVA FUJITA”, cujos dados biográficos acompanham a presente lei, o prédio público da Escola Clinica Transtorno Espectro Autista (TEA), a funcionar na Avenida Pedro Romero, s/nº (código de logradouro nº 020.906-5), Loteamento Fazenda Rodeio, neste Município de Mogi das Cruzes.

 

Parágrafo único.  A placa denominada que será afixada na entrada da Escola Clinica Transtorno Espectro Autista (TEA) conterá os seguintes dizeres:

 

ESCOLA CLÍNICA TRANSTORNO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

 

“Professora NEURAIDE REZENDE DA SILVA FUJITA”

 

Art. 2º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

 

 

GABINETE DA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE MOGI DAS CRUZES, 08 de dezembro de 2023, 463° da Fundação da Cidade de Mogi das Cruzes.

 

 

MARCOS PAULO TAVARES FURLAN

Presidente da Câmara

 

 

MAURO DE ASSIS MARGARIDO

1º Secretário

 

 

JULIANO MALAQUIAS BOTELHO

2º Secretário

 

 

Registrada na Secretaria Legislativa da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, 08 de dezembro de 2023, 463° da Fundação da Cidade de Mogi das Cruzes.

 

 

PAULO SOARES

Secretário Geral Legislativo

 

 

(AUTORIA DO PROJETO: VEREADOR EDSON SANTOS)

 

Este texto não substitui o publicado e arquivado pela Câmara Municipal.

 

 

ANEXO ÚNICO - LEI nº 8.013/2023

 

Biografia

 

Nascida em 25 de outubro de 1967, em Mogi das Cruzes, Neuraide era a terceira de quatro filhos de Nelson Rezende da Silva e Neusa Siqueira da Silva, a caçula entre as meninas. Neuraide sempre foi uma criança muito esperta, afetuosa, atenciosa para com todos ao seu redor; aos sete anos, a menina dos cachinhos perfeitamente feitos, vendia roupinhas de boneca que fazia e ensinava crochê e que, antes manuais, era uma grande paixão e viria a ser parte de sua profissão. Ainda criança, sonhava em ser professora e desde a tenra idade apresentou paciência e cuidado necessário para exercer a profissão.

 

Em 2000, casou-se com Edson Shlgueo Fujita, desta união realizou seu grande sonho de ser mãe de Flávio Eiji Rezende Fujita, hoje com 16 anos e de Thales Yudi Rezende Fujita, hoje com 13 anos, foram frutos não só do amor de um casal, mas da dedicação, paciência e carinho de uma mãe que planejou e acolheu a maternidade em toda sua potência e desafios. Em março de 2016, perdeu sua mãe para o câncer depois de uma luta intensa de seis anos. Filha extremamente apegada a mãe, Neuraide perdeu seu chão, buscando na família um acolhimento.

 

Profissionalmente, sua atuação no magistério teve início em 1986, como professora temporária ao mesmo tempo que se graduava em Educação Artística pela Universidade de Mogi das Cruzes. Em seguida, graduou-se em Pedagogia e atuou em sala de aula, ininterruptamente, por 20 anos como professora de Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

 

Neuraide especializou-se em Psicopedagogia (1997) e Administração Escolar (2004), além de obter o título de Mestre em Educação pela Universidade Braz Cubas em 2005, com a dissertação "Inclusão:

A Contribuição da Avaliação da Aprendizagem Para a Legitimação da Educação de Qualidade Para Todos".

Muito dedicada e perfeccionista, fez ainda mais de 40 cursos de especializações complementares dentro de sua área de atuação. Atuou como Professora Universitária de Cursos de Pós Graduação em Educação Especial do Centro Universitário Braz Cubas.

 

Além da sala de aula, Neuraide foi Diretora da Creche e Educação Infantil do Centro de Atenção Integral à Criança e Adolescente "Benedito Ferreira Lopes - CAIC - Mogi das Cruzes e da Escola Municipal de Educação Especial (EMESP) Profª Jovita Franco Arouche, localizada na Vila Lavinia. A EMESP atende estudantes da rede municipal de ensino com deficiência que são acompanhados por professores de Educação Básica "I" e "li" (Arte e Educação Física), com formação na área de Educação Especial, além de fonoaudiólogo, psicólogo e fisioterapeuta, que atuam pela Secretaria de Educação. Também conta com atendimentos na área de Saúde com neurologista, pediatra, dentista e técnico em enfermagem, foi inaugurada em 1987, a unidade é referência no Alto Tiête em atendimento aos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

 

Em fevereiro de 2004, Neuraide assumiu a função de Supervisora de Ensino na Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes, na qual contribuiu com todo seu conhecimento e comprometimento até o último dia de sua vida. Estava a trabalho, inclusive, no dia do seu falecimento, deixando enorme legado.

Powered by Froala Editor